quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Links Patrocinados x SEO

Algumas das principais dúvidas de quem recorre aos serviços prestados pela ZARPSEO é decidir qual campanha de marketingdeve investir inicialmente: Links patrocinados ou Otimização de Sites (SEO).

O ideal seria certamente combinar as duas. Entretanto, caso deseje optar por apenas uma delas, vamos expor características de ambas para que se conclua qual se adequa aos seus objetivos.

A otimização de sites propõe resultados a médio e longo prazo. Links Patrocinados são mais imediatos.

Para garantir bom posicionamente a um site, serão necessárias diversas estratégias que fortalecerão a relevância do site. Conforme reconhecida pelos mecanismos de buscas, tal relevância garantirá maior visibilidade ao site. Ou seja, trata-se de um conjunto de fatores, combinados e atualizados constantemente para que o site alcance bom posicionamento. Isso requer tempo, ao contrário dos Links Patrocinados. A grosso modo, a campanha de links pagos é iniciada tão logo se insere o crédito. Daí, a idéia de imediatismo.

A campanha de Links Patrocinados apresenta uma dinâmica diferente. Cada site pode ser resumido em algumas palavras-chave. Por exemplo, o site de um hotel pode ser identificado por palavras como: hospedagem, hotel, suítes, férias, e afins. Quando o internauta inserir uma dessas palavras em sua busca, os links relacionados às mesmas serão exibidos na busca orgânica e, ao lado, em destaque, nos resultados pagos.

Os resultados pagos são baseados no sistema de leilão. As palavras-chave passam a ter um valor. Quem oferecer mais por determinada palavra, aparecerá em destaque nos resultados pagos. Cada clique no seu anúncio resulta num débito em sua conta. Ou seja, se uma palavra vale R$0,15 e é investido R$150,00, o anúncio terá 1000 cliques. A campanha estará ativa enquanto o saldo permitir. O objetivo é administrar de maneira a conseguir o maior número de cliques com investimentos razoáveis.

Muitas vezes, o valor da palavra é tão alto que inviabiliza campanhas duradouras e o retorno não se apresenta tão vantajoso. Outros casos mostram que o valor do investimento pode ser muito mais lucrativo se a campanha for corretamente configurada. Por isso, é importante um estudo consistente e a orientação profissional. A publicidade em internet será tão eficiente quanto maior qualidade houver no uso de suas ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário