segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicas para alavancar seu E-commerce

A ZARPSEO continua investigando quais as opiniões dos clientes virtuais. Nossa proposta é orientar as lojas virtuais a conquistar e fidelizar seus clientes. Assim, listamos algumas das principais observações que internautas expuseram como pontos positivos e negativos das compras online.

*Uma das primeiras considerações feitas pelos consumidores envolve a questão da compra segura. Inicialmente, o internauta investiga se seus dados serão preservados e se a loja é confiável. As formas de efetuar pagamento devem ser tão diversas quanto possível e a presença de um intermediador, como PagSeguro ou Pagamento Digital, reafirmam a confiança do consumidor.

*Outro detalhe importante a ser observado é que a compra online não é tão imediata quanto uma compra física. Para compensar o tempo até recebimento do produto, as lojas devem manter um contato pró-ativo em relação ao consumidor. Ou seja, informar o status do pedido. Notificar o comprador sempre que houver evolução na compra, como por exemplo "recebemos sua confirmação de pagamento", "seu pedido foi postado", "sua compra encontra-se com a transportadora", etc.

*A fidelização do cliente é consequencia. Por isso, é importante oferecer qualidade no atendimento antes, durante e após a venda. O cliente deve se sentir valorizado sempre e o diferencial está em antecipar suas ações. Conhecê-lo é fundamental para que haja um atendimento diferenciado.

*Ainda, para que a loja não cai no esquecimento, sempre aconselhamos um contato assíduo. Ressaltamos que não se trata de spam, de marketing invasivo. Pelo contrário, o envio constante de newsletters, com promoções e atualizações da loja, deve ser acompanhado pela possibilidade do usuário aceitar ou não o recebimento das notícias. Ou seja, para cada email, deve haver um link onde o usuário se sinta à vontade para desisitir de receber tais emails. Trata-se de respeito à privacidade do cliente, pois sua caixa de email é um espaço privado, onde ele só recebe aquilo que deseja.

A ZARPSEO reconhece o cliente com respeito e aconselha todos os que possuem lojas virtuais a fidelizá-los mediante ações relevantes e muito bem direcionadas. Ser transparente com o cliente é uma das mais importantes dicas que sugerimos pois esse é o vínculo que o consumidor espera das empresas. Uma transação bem realizada é a que transmite respeito aos direitos e deveres de ambas partes.

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