quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Social Business - Nova tendência

Analisar a importância das redes sociais parece redundante. Entretanto, novas tendências vinculadas às mesmas estão revolucionando o mundo dos negócios. O e-commerce parece migrar para o s-commerce. Ou seja, dados relevantes para diversos tipos de transações comerciais estão sendo obtidos por meio das redes sociais, passando a atuar mais como protagonista do que simplesmente acessorando os gestores.

As expetativas dos consumidores em relação a produtos e serviços são divulgadas amplamente nas redes e, com isso, direcionam o marketing de relacionamento. Assim, sites como orkut/facebook/twitter passam a ser considerados como uma fonte poderosa de informações, através das quais se baseiam muitas estratégias de vendas.

Há ainda uma segunda esfera presente nas redes, que é o uso delas como veículo de transações comercias. Alguns usuários oferecem produtos/serviços exclusivamente pelas redes sociais. Dessa forma, optam por investir numa apresentação profissional de sua identidade visual nas redes sociais.

Assistimos, portanto, a ascensão do "social business". Se esse movimento pode ser considerado uma revolução, muitos acreditam tratar-se mais da evolução no mundo dos negócios. Clientes assumem um poder cada vez mais efetivo, e empresas direcionam suas ãções no sentido de potencializar seus resultados. As transações estão cada vez mais eficazes pois as bases que as sustentam encontraram as redes sociais: um dos principais elementos de suporte ao marketing de relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário