quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mídias sociais - Ferramenta de Benchmark e Monitoramento Interno

Monitorar redes sociais está se tornando mais do que uma opção. Discute-se agora como utilizá-las como ferramenta de benchmark. Ou seja, avaliar a concorrência, o desempenho e a repercussão de seus serviços nas mídias sociais é uma maneira de seguir o adágio "Aprender com os erros e acertos alheios". Nada mais costrutivo para o marketing do que o acesso irrestristo ao universo digital dos diversos players do mercado. Ou seja, conhecer o que as empresas estão propondo aos clientes e como eles estão reagindo é uma das formas de acompanhar as tendências e inserir-se nesse contexto.
Uma das mais recentes publicações do Valor Econômico, a revista Valor Setorial - Comunicação Corporativa, trouxe uma matéria interessante: A Era do Diálogo nas Redes Sociais. Gestores de grandes corporações entendem que os dados obtidos por meio das mídias sociais direcionam as ações das empresas, pois se trata de uma comunicação cada vez mais efetiva. Um exemplo é a venda de imóveis pela construtora Tecnisa com a ajuda do Twitter. Segundo o gerente de mídias sociais da empresa, eles iniciaram com um blog corporativo em 2006 e hoje atuam em mais de 10 canais de interação.
Os dados fornecidos hoje pelos institutos de pesquisa são impactantes: quase 70% dos internautas acessam redes sociais, 25% são influenciados por elas na decisão de compras e cerca de 10% se considera viciado em todos os tipos de canais de interação (Orkut, Facebook, Blogger, Twitter, You Tube, etc).
Assim, é notória a preocupação dos gestores em monitorar o que se discute nesses canais. Como as demais empresas são percebidas e de que forma se comportam diante dos usuários? A conclusão é bastante elementar: "ouvir o usuário". Ir além de ativar um perfil/comunidade, investigando necessidades, preferências e decepções dos internautas; responder aos seus anseios; fazer com que se sintam elemento-chave das propostas da empresa. Se a LG conseguiu alterar o manual de instruções de uma máquina de lavar por conta de uma sugestão publicada numa comunidade on-line, percebe-se que o fortalecimento ds redes é uma constante. Quanto melhor o monitoramento, mais eficiente será o retorno propiciado pelas mesmas.

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